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  • Ray Ribeiro

Meditação – Uma leitura Psicossomática e Poética

Existem diferentes técnicas de meditação: da yoga, budista, hindu, transcendental, das rosas, relacionadas às religiões, etc.

Este tipo de meditação que vou escrever é fruto da minha vivência da meditação que foi conduzida por Dr. Fernando Bignardi no grupo de idosos do Hospital Geral de São Matheus em 18/09/2014.

A técnica conduzida tem a ver com o trabalho de pesquisa do Dr. Roberto Cardoso autor de “Medicina e Meditação” onde ele descreve passo a passo como meditar possibilitando aprender esta técnica através do seu livro.

Farei uma leitura Psicossomática, usarei alguns conceitos teóricos de Carl Gustav Jung e uma linguagem poética. Senti necessidade de escrever depois da vivência em São Matheus. Espero fazer o curso de Formação de Meditadores na Saúde pela UNIFESP em 2015.

Dr. Roberto Cardoso é médico Graduado pela Universidade de Brasília e Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Fez Doutorado em Ciências - Obstetrícia – Gerenciamento do Stress e Meditação pela UNIFESP criando esta técnica de meditar, cientificamente aprovado com resultados surpreendentes em diferentes tipos de pacientes.

A definição operacional desta meditação podemos dizer que é uma técnica auto induzida; ou seja, você mesmo faz.

Esta técnica tem seus componentes e características que são:

1- Âncoras ou artifício de focalização é o exercício de se retornar ao seu foco. Exemplo: prestar atenção na própria respiração quando os pensamentos vierem; ou focalizar um som, uma imagem, ou mesmo na respiração da barriga.

As ancoras ajudam a voltar no foco repetidamente; isto é na meditação.

2- Relaxamento da lógica – é a sequência de pensamentos que povoam a nossa mente.

Procure um local calmo onde você se sinta bem.

Sente-se na ponta de uma cadeira.

Coloque seus pés paralelos e abertos sobre o chão.

Localize seus ísquios com ambas as mãos, sentando sobre suas mãos.

Abra o coração, o externo, o plexo cardíaco. Coluna fica ereta para que o sistema nervoso se alinhe.

Cérebro e medula ficam num prumo.

Retire as mãos e coloque sobre os joelhos com as palmas as mãos viradas para baixo.

Respire com o abdome em quatro tempos; segure.

Expire em quatro tempos soltando o ar pelo topo da cabeça.

Expelir como se tivesse um chafarix neste chacra coronário. Segure.

Este exercício meditativo, atuamos em quatro dimensões:

Físico – perceber os apoios do corpo através dos pés no chão, a coluna ereta, peito aberto.

Vital – Respiração abdominal em quatro tempos

Mental – As imagens e pensamentos que aparecem sobre nosso eixo vertical (cérebro e medula) que formam o Sistema Nervoso Central.

Supra Mental ou Espiritual – Tenho a chance de acessar a “maquete” ou refúgio espiritual (espaço onde eu me impregno) acesso ao meu plano divino utilizamos a palavra Maranatha que significa: Vinde Senhor!

Respiração - inspiração e expiração são duas funções vitais para a Saúde do nosso corpo físico e psíquico.

Estar nesta posição vertical, com o Sistema Nervoso em um prumo, abrindo o coração e o chacra coronário, tendo os pés no chão como âncoras do corpo, para ter a experiência corporal, mental e espiritual.

Mas, porque desta postura? O que acontece com o meu corpo? O que é o corpo na visão Psicossomática? E a respiração? Plexo cardíaco e o chacra do coração? E a minha mente e o meu espírito, o que são? São perguntas que fazemos.

Começamos pela coluna ereta e o peito aberto:

Coluna Vertebral:

É possível estabelecer considerações tanto psicológica, simbólica como fisiológica, a respeito da coluna vertebral.

No sentido simbólico Hasse diz:

Simbolicamente, a coluna vertebral, como eixo central do corpo(...) representa a mediação, o ponto que permite a integração das polaridades, no centro(...) permite a postura ereta no homem, possibilitando por isso um maior raio de visão para seus olhos, que vislumbram a linha do horizonte na altura dos mesmos, podendo oscilar no eixo vertical a visão acima e abaixo dos olhos.

O eixo horizontal traçado pelos braços abertos, livres para um contato com o Universo num nível diferente do quadrúpedes, inspira para braços e mãos uma função mais ampla do que a de sustentação e deixa a coluna como um esteio para esse eixo.

O eixo vertical contactua a terra com o céu, o humano com o divino, o ego com o self.

Ë através da coluna vertebral que o simbolismo da cruz se instaura no homem, unindo a condição egoica, no horizonte, ao seu eixo vertical, a relação de si consigo mesmo em busca de uma consciência que transcende seus limites, o canal aberto ao Cosmos (Hasse, 1990, p.7).

Fisiologicamente, é na coluna vertebral que se manifesta a atuação dos Sistemas: nervoso e endócrino e todas as atividades do corpo são comandadas por eles.

Iossow, vai falar desta complexidade no corpo humano vivo e pensante dizendo:

O conhecimento do homem, do seu meio ambiente, torna-se possível graças ao funcionamento integrado do sistema nervoso, um grupo de tecidos compostos de células altamente especializadas que possuem características de excitabilidade e condutividade. O sistema nervoso, em associação com o sistema endócrino, não somente cria um conhecimento do meio ambiente, mas torna-o possível para que o corpo humano responda às mudanças ambientais com a necessária precisão (Iossow, 1980, p.212).

A respeito do SN, a Mirador diz:

SN Þ exerce um comando rápido e altamente específico sobre as funções do corpo, enquanto o SE é de efeito lento e generalizado.

SN Þ correlaciona a recepção, interpretação e acúmulo de respostas provenientes do ambiente tanto externo como interno do corpo, que se divide em:

A - SNC = Sistema Nervoso Central: Cérebro e Medula recebem informações, tomam decisões e transmite instruções;

B - SNP = Sistema Nervoso Periférico: Fibras Nervosas que transmitem e recebem impulsos do sistema nervoso central: funciona apenas como transformador de mensagens, sem capacidade de decisão. Há 12 pares dessas fibras que se irradiam do cérebro, e 31 pares da medula espinhal (8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 toráxicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo).

O SNP compreende:

B1. sistema nervoso somático = ações voluntárias

B2. sistema nervoso autônomo, que subdivide nos sistemas:

Simpático ( responsável pela elevação do nível de atividade do corpo, funcionando mais ativamente nos momentos de tensão.

São as situações de luta ou fuga como resposta a um dado estímulo.

Parassimpático ( responsável pela redução em geral da atividade corpórea, atuando durante as condições normais (Mirador, 1989, p.10484).

Imagem do Sistema Nervoso e sua anatomia - internet www.afh.bio.br

Na meditação, todo o sistema nervoso é ativado, ocorre o despertar orgânico e sistemático, do Sistema nervoso simpático e parassimpático, junto com a respiração, atuando ainda no plano anatômico nas cinco cavidades do corpo descritas por Ichazo (a anatomia divide o corpo em quatro cavidades).

Cavidades do Corpo

No plano anatômico, o nosso corpo é dividido em quatro cavidades:

A - craniana, B - torácica, C – abdominal, D – pélvica e E – coluna vertebral Ichazo diz que:

....Não há uma divisão anatômica entre o abdome e a pélvis, mas todavia nós as percebemos separadamente; e, somente quando nos tornamos cientes do osso sacro, podemos perceber a cavidade dorsal, o canal vertebral que contém a medula espinhal. (Ichazo, 1993, p. 26).

Respiração:

Dahlke & Dethlefsen, dizem:

A respiração é um fenômeno rítmico, e ritmo é alicerce de tudo o que se vive. Ela se compõem de duas fases: inspiração e expiração. Tensão e Relaxamento (contração e descontração)

No que se refere ao corpo, o fenômeno central da respiração é um processo de troca: através da inspiração, o oxigênio contido no ar é levado aos corpúsculos vermelhos do sangue; quando expiramos, expelimos dióxido de carbono. A respiração abrange a polaridade da recepção e da entrega, do dar e do receber.

Em todas línguas antigas usam a mesma palavra para respiração e para designar a alma ou espírito. Em latim, spirare que significa respirar e spíritus significa espírito; mais uma vez, reencontramos a raiz de ambas as palavras num único termo: ïnspiração que, literalmente, significa inspirar e assim está ligada inseparavelmente a respirar para dentro, ou seja deixar entrar. Em grego, psyque sognifica tanto respiração como alma. Em sânscrito encontramos a palavra atman, na qual podemos logo ver o elo que a liga à palavra germânica atmen (respirar). Na língua hindu, descobrimos também que uma pessoa que atingiu a perfeição é chamada de Mahatma, o que significa, literalmete, tanto grande alma como grande respiração. Da doutrina hindu aprendemos também que a respiração é a portadora da verdadeira força vital à qual os indianos chamam prana. Na história bíblica da Criação aprendemos que Deus soprou seu hálito divino no torrão de barro que formara e que, ao fazê-lo, deu a Adão uma alma viva.

A respiração nos impede de nos isolarmos, tem a ver com contato e com relacionamento(...).Tem a ver com liberdade e restrição (Dahlke & Dethlefsen (1992, p.109-11).

Ainda a respeito da respiração e seu simbolismo Chevalier & Gheerbrant dizem que:

... Gulistan de Saadi de Chiraz: Cada respiração contém duas bênçãos: a vida na inspiração, e a rejeição do ar viciado e inútil na expiração. Agradecei a Deus, portanto, duas vezes por cada respiração. (Chevalier & Gheerbrant, 1989, p.778).

A Respiração na meditação é a base necessária consciente e este fenômeno rítmico adequado, inspirando e expirando pelo nariz, maxilar solto; boca entreaberta, com os olhos numa expressão de alegria, com as sobrancelhas e a testa também abertos, podemos então entrar em outro ritmo onde respirar e o espírito, pode nos levar a palavra inspiração, não apenas como ato fisiológico..

Neste sentido, Chopra, diz que:

...A palavra inspirado, ou seja, respirar no alento de Deus. E esse exemplo também mostra o que significa ter entusiasmo, que deriva da expressão grega en theos, “em Deus”.A inspiração, o entusiasmo e a alegria são qualidades espirituais. Sem elas, não existe vida espiritual em nenhuma idade (Chopra, 1998, p.44).


Psique / corpo:

Na linguagem junguiana, sabemos que:

A alma e o corpo são presumivelmente um par de opostos e, como tais, são a expressão de uma só entidade cuja natureza não se pode conhecer nem a partir das manifestações materiais exteriores nem através das percepções interiores e diretas. Externamente, este ser é um corpo material mas, considerando do interior, parece constituído de uma série de imagens das atividades vitais que têm lugar no organismo. (Jung, 1991, p. 335-6).


Abaixo, um poema que fiz onde acredito que nós encarnamos em grupo; assim num mesmo momento várias pessoas nascem. Ao longo da vida, vamos, nos encontrando.

Poema: Alma

Expressão de vida e morte ao mesmo tempo!

Escute sua alma!

Carrego dentro de mim a dor, a tristeza, perdas, lutas, tentativas de compreensão.

O amor vivido e hoje partido...separações.

Ao longo da vida, temos muitas perdas que podem ser transformadas e renovadas.

Amar é morrer!

Morra para poder renascer.

Perdas e Ganhos... Na sua alma. É a Vida!

Acredito que “nada é por acaso” e que nossos relacionamentos provavelmente tem a ver com seres que estão próximos a nossa alma por alguma razão de estar.

Somos um microcosmo, inserido no macrocosmo.

A psique como já mencionei, significa tanto alma ou respiração. Jung diz:

A psique pode ser comparada a uma esfera, cujo centro, chamou de Self ou Si Mesmo, abrangendo a totalidade absoluta da psique. O centro organizador de onde emana esta ação reguladora parece ser uma espécie de “núcleo atômico” do nosso sistema psíquico, diferente do ego, que constitui apenas uma parte da psique. O ego é um complexo e o centro da consciência. (Jung, 1964, p. 161).

Portanto, o Self é um centro regulador e a totalidade da psique onde o ego é apenas o centro da minha consciência.

Veja a figura da Psique que ilustra estes conceitos (A = Consciente, Ego, B = Inconsciente, Self).

Imagem retirada do Livro O Homem e seus Símbolos – Carl G. Jung pag. 161.

A respiração nos leva a este centro ordenador da psique, onde tudo nasce, onde tudo se transforma, onde tudo morre. Self é o núcleo da sua organização; do seu mundo interior. Sua casa interna. Sua morada, seu plano divino, sua “maquete” como já mencionei.

O estabelecimento do rítmo cardiorespiratório modifica os batimentos cardíacos, seu coração pode ser ouvido dentro da sua caixa toráxica, onde mora seus sentimentos.

Você sente seus batimentos cardíacos, começa a pôr o ritmo adequado da sua pressão arterial, todo o seu sangue que está circulando entra em outro ritmo.

Como diz Ribeiro, M. R. (2000)

Inspire e receba a Energia Vital KI (CH´I) do universo. Este conhecimento tão remoto vem da Medicina Chinesa e parte do pressuposto que o ser humano é um componente integrante do Universo e de que tudo está interligado. Existe uma energia que faz este Universo mover-se, então eles passaram também a estudar a energia que passa no nosso corpo e denominaram de KI (CH’I).

A energia KI é capaz de mover o planeta causando o dia e a noite. É a base de tudo. Pode circular em volta do sol, de todos os planetas, como também faz os movimentos de todos os órgãos do organismo humano. Não se tem uma definição que possa abrangê-la totalmente, mas as fontes desta energia são:

1- Macrocósmica

2- Materna - Paterna = Ancestrais

3- Respiração (prana) = energia que está no ar

4- Alimentação (anna)

5- Interpessoal = pessoa a pessoa.

A distribuição desta energia no nosso corpo apresenta-se por canais denominados meridianos, que por sua vez, estão associados a um órgão. A localização anatômica dos pontos e canais condutores de energia KI, que é energia vital, pode ser encontrada também nos nossos pés através da Reflexologia ou mesmo nas nossas orelhas pela auricolo terapia. É possível estimular todos estes meridianos com o DO-IN ou com a acupuntura.

Expire e solte o gás carbônico e todos os pensamentos, inquietações, angústias que você possa ter.

Este momento é só prestar atenção na respiração que você está; no abdome que cresce com a inspiração, segure por uns instantes. Expire soltando o ar.Pode imaginar um chafarix no topo de sua cabeça onde o ar sai.

Quando surgir os pensamentos – porque o cérebro produz pensamentos; simplesmente deixe-os passar, pois você está limpando seu canal de luz para alimentar com sua meditação o seu espírito.

Lembre-se que com os pulmões você respira; o coração bate e impulsiona o sangue para os vasos, artérias e veias e o cérebro produz os pensamentos.

Continue neste estado de contemplação. Solte seus olhos e tenha uma expressão de alegria. Abra sua testa para que o Ajna possa se abrir também. Ajna é o “Terceiro olho” na linguagem da yoga, um de nossos chacras; para que possamos ver com a intuição.

Mas o que são chacras? Veja o poema:

CHACRAS - nossas rodas de energia

Segundo a filosofia oriental

Dentro da aura e funcionamento em ângulo reto

Junto com ela na vertical temos numerosos

Centros de energia

São os chacras.

Cada pessoa possui mil centros de energia

Que subdividem em categorias:

Sete maiores

Quarenta e nove inferiores

Novecentos e vinte e três elementares.

São pontos ocultos de junção

Através dos canais sutis

Circula a Energia Vital

Os sete chacras principais correspondem

Aos principais plexos nervosos do corpo físico

Cada um deles, na parte dianteira do corpo,

Emparelha com sua parte traseira e, juntos

São considerados os aspectos: anterior e posterior do chacra.

Os aspectos frontais relacionam-se com os Sentimentos

Os dorsais com a Vontade

Os dois localizados na cabeça com seus processos mentais.

Continue respirando, fazendo sempre uma pausa entre a respiração e expiração. Coloque a língua no céu da boca. Abra o maxilar para que o ar expirado possa passar entre os seus dentes.

Cada chacra tem sua correspondência no seu oposto.

Como falei no poema, os que estão na frente estão relacionados aos sentimentos e os que estão no dorso ou atrás, relacionados com a vontade.

Imagem: Chacras – retirado da internet www.caminhantes2.com

E os dentes? Porque a boca entre aberta soltando o ar? A testa descontraída, os olhos com expressão de alegria, testa descontraída, língua na ponta do céu da boca?

Falemos dos dentes no poema:

DENTES

Nosso muro guardião – Do Espírito!

Porta de entrada da alma.

Estruturas arcaicas do nosso Ser

Muro de proteção e defesa.

Expressão de nossa Natureza: - da Agressividade

- Força

- Inteligência

Que todo ser humano deve ter

Para estar no mundo

Com sua força impulsionadora de vida,

Combate, firmeza,

Para poder se desenvolver, evoluir e ir.

Se seus dentes são perfeitos...

É sinal de que você pode dividir com o outro

Os alimentos do mundo celestial que você recebeu.

Sua tarefa é maior,

Seu dom é visível!

Sua contribuição pode transformar-se

E multiplicar-se no mundo.

Se seus dentes são imperfeitos...

É sinal de excepcionalidade,

Incluindo também os superdotados - os gênios.

O excepcional é especial

Onde quer que ele esteja

O questionamento da vida acontecerá

E a sua contribuição estará presente.

O belo e harmonioso são combinações de diferentes formas!

Seu tórax está repleto de alimento que você mesmo construiu. A distribuição da energia vital está ocorrendo em todo o canal, o tubo que compõe cérebro e medula através da sua coluna, seu Sistema Nervoso. Todo o seu corpo está agora em outro estado d´alma. Se seus pensamentos vierem; retorne nas suas âncoras.

A experiência mental que são os pensamentos é diferente da experiência espiritual; ou seja, quem eu sou de fato está na minha dimensão espiritual. Aconteça o que acontecer; volto para as âncoras, a experiência espiritual não desaparece quando volto para minhas âncoras.

Como diz Fernando A.C.Bignardi:

A meditação acalma a alma e equilibra o corpo. É possível viver em Sintonia consigo mesmo e com os outros. A pessoa não se isola. Doença é sinal que eu estou desviando da minha trajetória original. Este prefixo Sin é também de Síntese (juntar) Sinergia; na mesma sintonia e tonia vem de tônus que significa tensão”.

Símbolo – une ao todo

Diábolo – separa do todo

Quanto às doenças, Jung busca entendê-las de forma holística. O fenômeno psique/corpo forma uma unidade na sua organização e funcionamento. A doença pode ser uma representação simbólica de algo reprimido, novo, sem forma de se expressar, que necessita ser integrado à consciência. Assim, o inconsciente se faria representar através de uma linguagem corporal, revelando aspectos não conscientes, que necessitam ser integrados.

A presença do sintoma no organismo é um alerta de que há algo no desenvolvimento daquele ser que não está bem. A doença tem suas causas e finalidades.

O sintoma é o símbolo que precisa ser integrado. É a possibilidade de conteúdos inconscientes serem elaborados pela consciência e que devem ser amplificados para se descobrir suas origens e finalidades.

Complementando, Ramos aponta:

1- A doença orgânica pode ter uma finalidade e um significado.

2- Esse significado, em alguns casos, é um símbolo.

3- A compreensão e integração do mesmo na consciência leva a uma melhora no quadro de saúde geral do paciente. (Ramos, 1994, p. 60).

O símbolo é a expressão que une ao todo. Atuam, tem vida. Alcançam dimensões que o conhecimento racional não poderia atingir.

Jung diz:

Um símbolo não traz explicações; impulsiona para além de si mesmo na direção de um sentido ainda distante, inapreensível, obscuramente pressentido e que nenhuma palavra de língua falada poderia exprimir de maneira satisfatória”.

Psique e corpo é uma unidade.

Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuízos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal consegue afetar a alma; pois alma e o corpo não são separados, mas animados por uma mesma vida. Assim sendo, é rara a doença do corpo, ainda que não seja de origem psíquica, que não tenha implicações na alma. (Jung, 1983, p. 105).

Na meditação a distribuição de todo alimento rítmico se faz através da respiração com os órgãos: pulmões e coração; porém em todo corpo e órgãos esta energia vai atuar pois, sabemos que o nosso corpo possui artérias que distribui o sangue para todo nosso corpo e a respiração acontece em cada célula.

O sistema nervoso existe todos os chacras e eles estão agora sendo desobstruídos, alimentados. Cria-se em cada vórtice um movimento contínuo e fluído.

Todo o seu ser agradece.! Gratidão, Reverência, Paz, Alegria, Amor são sentimentos do seu espírito.

Fale sem som a palavra sânscrita: Maranatha. Maranatha. Você deve repeti-la até completar seus vinte minutos de meditação.

Neste momento você está no alento do criador.

Respirando... Inspirando e expirando num ritmo harmonioso, silencioso, abdominal que beneficia sua saúde física, psíquica, todos os seus comportamentos e sentimentos. Éter! O quinto elemento. Seu espírito perfeito, sua luz!

A vida de Deus que está aqui e vive. Desfrute destes momentos preciosos. Sua saúde física e psíquica se beneficiará!

Em pesquisas científicas sabemos das curas de doenças crônicas que acontecem na: hipertensão, diabetes, vícios, obesidade, ansiedade, pânico, depressão. Na diminuição dos níveis de stress. Melhora do humor, insônia. O processo de homeostase acontece. Sua função imunológica restabelece.

Qualquer pessoa pode aprender a meditar. Todos conseguem meditar! Para aprender, sempre é bom ter um mestre condutor que pode lhe ensinar. Fica mais fácil.

Seus comportamentos ficaram mais precisos. Suas decisões do que, como, onde, ficaram mais conscientes.

Você começará a vibrar com a vida. O mundo toma outro colorido.

O Rio da Vida vai correr mais calmo e quando aparecer as pedras do caminho; você terá outras formas de remover, resolver, entender os obstáculos.

Precisão aparece em seus atos porque agora você já descobriu o seu verdadeiro Eu. Instância Divina que está presente dentro e fora de você.

Meditação é a abertura do canal para alimentar todos os chacras, todas as glândula endócrinas, sistema nervoso central – simpático e parassimpático que você tem.

Apenas vinte minutos por dia você adquire sua Saúde e Bem Estar Total: Físico, Psíquico e Social.

Meditação é a possibilidade de refrigerar sua alma; independe de religião.

É um momento de graça!

De você mesmo com seu Eu Maior.

Refrigere seu corpo físico e psíquico que é um só.

O divino dentro de você se faz brilhar!

O refrigério da sua alma é o seu bem estar conquistado.

É o alívio, conforto, consolação das experiências todas que você tem e teve na sua vida.

Bênçãos!


Maria Raymunda Ribeiro

Psicóloga – CRP 06/12.091


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

· BIGNARDI, F.A.C. (2014) Palestra proferida no dia 18/09/2014 Hospital Geral de São Mateus – São Paulo.

CHOPRA, D. (1998) As sete leis espirituais para os pais – Rio de Janeiro: Rocco.

FERREIRA, A. B.H.(1986) Novo Dicionário Aurélio – São Paulo: Nova Fronteira.

HASSE, R.C.C. (1990) A Importância da Coluna Vertebral como Instrumento de Individuação na Psicoterapia – tese de mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

ICHAZO,O. (1993) Master Level Exercise – Psychocalisthenics – New York: Sequoia Press.

IOSSOW, J. F. (1980) Anatomia e Fisiologia Humana – Rio de Janeiro: Interamericana.

JUNG, C. G. (1964) O Homem e seus Símbolos – Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

_________ (1975). Memórias, Sonhos, Reflexões – Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

_________ (1983) Psicologia do Inconsciente –Petrópolis: Vozes.

_________ (1984) O Eu e o Inconsciente – Petrópolis : Vozes.

_________ (1991) A Dinâmica do Inconsciente – Petrópolis: Vozes.

_________ (1991) Fundamentos de Psicologia Analítica – Petrópolis: Vozes.

_________ (1995) Estudos Experimentais – Petrópolis: Vozes.

MIRADOR, (1989) Enciclopédia Mirador Internacional – São Paulo - Rio de Janeiro: Encyclopédia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

RAMOS, D.G.(1994) A Psique do Corpo – uma compreensão simbólica da doença – São Paulo: Summus .

RIBEIRO, M.R. (2000) Prevenção e Saúde do Hiperenso – São Paulo – Vetor.

WHITMONT, E.C. (1990) A busca do símbolo, São Paulo:Cultrix.

CONSULTA DA INTERNET

NET 1- www.afh.bio.br (consulta dia 14/11/2014)

NET 2- www.caminhantes2.com (consulta dia 15/11/2014)


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